terça-feira, 27 de setembro de 2011

Les Paul Cedar

 Tinha vontade de desenvolver este projeto à algum tempo, a ideia era fazer duas câmaras uma para cada captador.Sem nenhum contato apenas o furo da fiação do captador do braço que foi feita na parte inferior de mogno (foto).
 Na foto abaixo a estrutura do braço em unica peça de mogno que sera colada como um recheio da parte inferior (mogno) e o tampo superior (cedro-rosa).
               Nessa Les Paul quis fazer o angulo do headstock igual da SG um pouco mais inclinado.

                        Nesta foto o detalhe das duas peças juntas, em seguida o tampo em cedro. Escavei este tampo uns 25mm aproveitando a espessura da prancha formando a lateral.


                                  Com todas as peças devidamente usinadas parti para a colagem.

Uma coisa que acho fundamental na construção de um instrumento é a escolha da madeira, este cedro- rosa,  ficou comigo em torno de uns 7 anos . O mogno foi menos uns 4 anos, mais esta prancha de 4x0,50x0,05m estava com um amigo guardada a 5 anos. Trabalhar com madeira devidamente seca enriquece nosso trabalho em todos os aspectos: precisão, acabamentos..etc.

                                                 Na sequência a colagem do tampo inferior.
Outro processo de suma importância é a cavidade do trussroad (tensor) é dai que surge vários problemas mais tarde. Como o empeno do braço descentralização da escala, o tensor deve ter o seu espaço para movimentação, quando houver a necessidade de regulagem.
                                                       
                                Escala e detalhe do headstock já colados, dei inicio ao acabamento.
                                           Apenas uma mão diluida de seladora bem aplicada.
Filamentos colados parti para o poliuretano, particularmente prefiro preservar as cores da madeira e seus contrastes. Quando vc coloca tinta (cor) a camada é espessa, pois o processo segue como se fosse pintar um carro (primer, tinta e quase sempre verniz), a pintura sunburst é exceção pois são camadas finas de tinta preservando os veios da madeira.
                                                             Aplicando Poliuretano.

Depois de polida e lustrada iniciei a parte elétrica: Captadores Stew Mac (Golden Age) 13 ohms de resistência, saida alta e drive encorpado. Pots StewMac 500ka Alpha chave de posição Gotoh.
Trabalho de freeting, colagem e ajuste do nut, montagem das tarraxas Wilkson Gotoh.
             






               O resultado surprendeu, a ressonãncia é bem sustentável as notas são claras objetivas.


 









quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Precision Bass

  
A principio era retifica de trastos e refazer a parte elétrica, mais este instrumento tinha uma particularidade o braço era mais pesado que o corpo e o seu proprietário se aborrecia com isso. 
                                                                           Depois
                                                                             Antes.

Então surgiu a ideia de fazer um corpo de mogno sólido, acertado os detalhes comecei a montar um  com blocos de mogno colados paralelamente.
O encaixe do braço foi trabalhado com muita atenção pois no outro corpo havia um desalinhamento.
                                    Tudo pronto parti para aplicação de seladora e poliuretano
                                                           Aqui apenas a seladora.

                                                               Aplicado o poliuretano.

Depois de devidamente polido parti para o isolamento da parte elétrica com folha adesiva de cobre, resultando na anulação de chiados indesejados.


            Escudo e ponte devidamente preparados segue a montagem, regulagem de oitavas e braço.

                                                 Notas definas e graves e medios equilibrados.

                                       Este foi um trabalho que tive plena satisfação em executa-lo.

domingo, 28 de agosto de 2011

Rickenbacker o " Classico 4001 de 1973 "

Este Rick é do meu amigo irmão Claudão, foi necessario com o passar do tempo substituir os trastos e o nut.

 
 A escala é de mahogany e pela idade, era necessario ter muita cautela na retirada dos tratos não queria lascar a escala, então não poderia usar a turquesa sem antes aquece-los.

 Trastos retirados escala lixada, tudo preparado para a aplicação de verniz e posteriomente os tratos.
Infelizmente não consegui tirar as fotos da aplicação do verniz e trabalho de tratos. Abaixo segue a o trabalho de nut em osso.